Sistema OCB parabeniza o IDAM

O IDAM – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas completa 20 anos de atuação no estado investindo em infraestrutura de apoio e no atendimento ao produtor rural e sua família.

O Sistema OCB/Sescoop do Amazonas e as cooperativas agroextrativistas reconhecem a importância do IDAM para o desenvolvimento do estado do Amazonas e parabeniza a todos os extensionistas rurais, verdadeiros guerreiros abnegados em atender bem o produtor rural e sua família.

Em comemoração aos 20 anos de serviços prestados aos agricultores familiares/produtores rurais do Estado, o Governo do Amazonas por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realiza nesta sexta-feira, 18 de março, uma extensa programação com homenagens, mostra de produtos da agricultura familiar e entrega de veículos e equipamentos. O evento acontecerá no auditório do Centro Universitário Luterano de Manaus Ceulm/Ulbra (Avenida Carlos Drummond de Andrade, 1460, Japiim II, bloco F), a partir das 9h.

Além do apoio na infraestrutura de equipamentos e transporte, está prevista a inauguração de três Unidades Locais do Idam (Caapiranga, Novo Airão e Iranduba) para o início de abril. O espaço visa ampliar o atendimento realizado pelos técnicos nos municípios.

Produção – No Amazonas, grande parte dos alimentos que abastecem os mercados locais são oriundos da agricultura familiar. A avicultura, por exemplo, é uma atividade em crescimento e autossuficiente, com destaque na região metropolitana de Manaus. Ao todo, são mais de 3,15 milhões de aves com uma produção de 1,71 mil toneladas de carne e 1,49 milhões de caixas de ovos por ano. Na avicultura caipira a atividade gera ocupação econômica e renda para mais de 16 mil famílias.

Prestação de serviços aos Agricultores Familiares e aos demais produtores – O serviço de Ater iniciou em 1966 com a Associação de Crédito e Assistência Rural do Amazonas (ACAR), e posteriormente (1977) o governo estadual criou a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Amazonas (EMATER), extinta em 1993. O serviço teve continuidade no Estado com a criação do IDAM em 1996.

O IDAM está presente em todo o Amazonas por meio de 66 Unidades Locais, contando com o apoio fundamental dos Parceiros (Governo Federal, Entidades e organizações, Governo do Estado, Prefeituras Municipais e principalmente os Beneficiários), onde consta com o objetivo de supervisionar, coordenar e executar as metodologias de Ater voltadas as cadeias produtivas agropecuária, florestal, pesca, piscicultura e agroindustrial, como também, nas atividades não agrícolas visando a inclusão social e produtiva dos beneficiários desse serviço.

                                            Fonte: Sistema SEPROR/IDAM

idam