• Home
  • Destaques - Notícias
  • Cooperativas Agropecuárias do Amazonas conhecem novas alternativas de fomento e parceria em Encontro

Cooperativas Agropecuárias do Amazonas conhecem novas alternativas de fomento e parceria em Encontro

Sábado, 17 de Setembro de 2016 – 19:10 p.m.

CYMERA_20160917_183615

O Sistema OCB/AM realizou nesta sexta-feira,16, o VII Encontro do Cooperativismo Agropecuário Amazonense. O evento teve início às 9h da manhã, no Da Vinci Hotel, e reuniu dirigentes de cooperativas agropecuárias e lideranças de diversas instituições parceiras como o IPAAM, Embrapa, CONAB, ADS, SEPROR e IDAM.

Com uma programação ampla, o encontro teve como principal objetivo apresentar e discutir oportunidades e estratégias de mercado, novas alternativas de crédito e fomento e procedimentos para participação em chamadas públicas de compras governamentais. O presidente da OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior, abriu o evento, agradecendo a presença dos dirigentes de cooperativas e representantes de instituições parceiras, destacando a importância do encontro para nivelar informações, difundir oportunidades e estabelecer ações e parcerias para aprimorar a atuação das cooperativas e ampliar os benefícios aos cooperados.

O Secretário de estado da Produção Rural, Sidney Leite, participou da abertura do evento e em sua fala ressaltou o reconhecimento ao papel que as cooperativas agropecuárias desempenham no setor primário. “Fiz questão de participar desse evento por reconhecer a importância das cooperativas e as inúmeras vantagens que esse tipo de organização traz para o setor produtivo e para produtores rurais. O escoamento é melhor, os preços de compra e venda são mais justos tanto para o consumidor quanto para o produtor, além da qualidade da gestão que tende a ser melhor. Parabéns ao Sistema OCB/AM por realizar esse encontro de grande importância.”

O encontro iniciou com a palestra sobre o Fundo de Promoção Social do Amazonas como alternativa para o desenvolvimento econômico e social das cooperativas agropecuárias, que teve como palestrante a assessora técnica do FPS, Gabriela Barbosa. Em seguida, o Diretor da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Ramonilson Gomes, ministrou a segunda palestra, tendo como tema as novas estratégias de mercado: Balcão de Negócios e Programa de Regionalização da Merenda Escolar – PREME. A Participação das Cooperativas Agropecuárias nos Programas de Compras Governamentais teve como palestrante o analista operacional da CONAB, Thomaz Meireles.

O presidente da Cooperativa CPU-UATUMÃ de Presidente Figueiredo, Ozéias Martins, destacou a qualidade dos assuntos discutidos no evento: ”Excelente encontro. As discussões foram de alto nível e as informações muito importantes para subsidiar a atuação estratégica das cooperativas”.  E dando fim ao encontro, a Dra. Felícia Borges, Coordenadora de processos de compras e licitações da OCB, falou sobre Chamada Pública, Legislação e Normas dos Programas de Compras Governamentais.