Cooperativa Aliança recebe biblioteca “Cantos de Leitura”

Quinta-feira, 13 de Outubro de 2016 – 09:55 a.m.

img coopaliança evento

O superintendente do Sistema OCB/AM, Adriano Fassini, acompanhou neste último sábado, 8, a inauguração da biblioteca “Cantos de Leitura”, na sede da biblioteca da Cooperativa Aliança, localizada na Estrada da Compensa, bairro Vila da Prata, em Manaus. Esse projeto teve como objetivo promover o contato de catadores de material reciclável com a literatura para que se criasse um ambiente de geração do conhecimento, auxiliando no trabalho dos catadores.

O acervo inicial da biblioteca ‘Cantos de Leitura’ está contando com 1.200 livros de diversos títulos direcionados para crianças e adultos, além de material técnico sobre reciclagem, sustentabilidade e meio ambiente.

“É uma nova experiência dentro do contexto de uma cooperativa. Com certeza as metas de apoio e incentivo a priori foram alcançadas, a próxima é criar raízes dentro da educação, dividindo o espaço com escolas e moradores da comunidade, fomentando a educação social e ambiental. A aproximação dos catadores, dos filhos de catadores à leitura, abre interesse ao novo, ao desconhecido e imaginário, é isso que o projeto propõe, cantos de leitura vem como uma semente no processo de inclusão social e ambiental”, afirmou Elisa Muller, que realiza trabalhos voluntários de assessoria, em projetos.

Ela ainda ressaltou que hoje, os índices de acesso a livros e leitura são muito preocupantes, dados afirmam que 30% da população nunca leu um livro por completo, 44% nunca comprou um livro e nos últimos três anos, 74% da população do Brasil não comprou um livro. Dados esses que informam, onde o país passa por ajustes na educação e o fomento a leitura é quase zero.

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação – Sistema OCB/Sescoop/AM