• Home
  • Destaques - Notícias
  • Representantes de cooperativas do Sistema OCB/AM participam de Curso de Guaranaicultura em Maués

Representantes de cooperativas do Sistema OCB/AM participam de Curso de Guaranaicultura em Maués

Sexta-feira, 04 de Novembro de 2016 – 10:00 a.m.

IMG-20161104-WA0017[1]

Está acontecendo entre dias 1 até o dia 4 de Novembro, em Maués, o curso Cultura do guaranazeiro: da implantação ao beneficiamento e comercialização. O Sescoop/AM é parceiro desse evento e a atividade faz parte do projeto Expansão da Guaranaicultura – Criação do Circuito Metropolitano da Cultura e tem como público-alvo os agricultores, cooperativistas e técnicos selecionados pelo projeto. Alguns representantes de cooperativas do Sistema OCB/AM estão participando, como o Sr. Ozeias Martins, presidente da CPU – Uatumã- Cooperativa Agroindustrial de Produtores do projeto Uatumã e a Sra. Eliana Medeiro, presidente da Coomapem- Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru Ltda e Conselheira da OCB/AM.Para o Sr. Ozeias da CPU-Uatumã, a Embrapa está proporcionando um encontro histórico, pois é a primeira vez aqui no estado que pequenos agricultores familiares estão conhecendo coletivamente as tecnologias aplicadas na cultura do guaraná. Algo que era privilégio só de alguns.”A nossa cooperativa CPU Uatumã foi contemplada com 2 hectares para ser implementada no ramal do paulista, onde 16 agricultores irão desenvolver o conhecimento da cultura. A implantação do projeto vai proporcionar a oportunidade de gerar conhecimento sobre outras atividades na propriedade. O encontro reúne técnicos, pesquisadores, empresários, produtores e aproveitamos para agradecer o apoio da OCB no projeto. Estamos saindo para conhecer os produtores de guaraná aqui nas comunidades de Maués. Até agora a missão está ocorrendo dentro das expectativas.”, destaca Ozeias.

O curso, que está acontecendo no campo experimental da Embrapa em Maués e em propriedades de agricultores, tem como objetivo orientar os participantes do projeto sobre o Sistema de Produção da Cultura do Guaranazeiro. O curso tem três módulos – Planejamento do plantio de um guaranazal, Manejo geral da cultura, colheita e pós-colheita do guaranazeiro e Gestão da propriedade, do meio ambiente e alternativas para obtenção de renda extra, de retorno rápido, junto ao cultivo do guaraná – todos com abordagens amplas que vão ajudar o agricultor a entender as diversas etapas de produção do guaraná. A atividade contempla, ainda, a visita aos produtores de guaraná de Maués, Ademir Viana Bentes e Adeilson Gomes de Souza.

Curso
A capacitação dos agricultores selecionados para participar do projeto é uma das etapas mais importantes do projeto, uma vez que a maioria dos selecionados não tem o guaraná como cultura em suas propriedades.

Informações gerais e oficiais no site da Embrapa Amazônia Ocidental

Fonte: Assessoria de Comunicação – Sistema OCB/Sescoop/AM

Foto: Divulgação