• Home
  • Destaques - Notícias
  • Programas de Compras Governamentais melhoram a vida de cooperados e das comunidades

Programas de Compras Governamentais melhoram a vida de cooperados e das comunidades

,Quinta- feira, 23 de Fevereiro de 2017 – 14:00 p.m.

PAA 2

O PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) está presente em um dos municípios mais distantes do estado do Amazonas, que é Tonantins. E em 2016, foram doados mais de 30 toneladas de pirarucu de manejo, através da COOPERATIVA JUTAI COOP (Cooperativa Mista de Desenvolvimento Sustentável de Jutaí Coop).

Sobre a Cooperativa: 

O presidente, Marcos Paulo Martins da Costa, faz um relato da formação da cooperativa: “Até meados de 2009, somente em nosso município, já existiam várias associações, mas mesmo assim, os produtores e agricultores extrativistas conseguiram negociar sua produção, eles tinham uma certa dificuldade em relação a esse assunto. Na época, ainda não sabíamos muita coisa em relação a cooperativa, mas já tínhamos noção básica do que era. Então nos juntamos em um grupo de 26 pessoas e fundaram a Cooperativa Jutaí Coop”, descreveu Marcos.

Ele ainda destacou: “Com a fundação dessa cooperativa que teve o apoio total da organização do Sistema OCB/AM, foi possível acessar créditos, programas federais, estaduais, municipais e então conseguimos melhorar a vida do produtor, do pescador e dos extrativistas”.

Em relação ao PAA:

Atualmente, a cooperativa trabalha com o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e com o PREME (Programa de Regionalização da Merenda Escolar) do estado e com os 30% destinados ao agicultor. No ano passado, trabalhou com o pirarucu de manejo, com 30 toneladas, já  incluindo os produtos agrícolas, como o peixe branco, o qual girou em torno de umas 70 toneladas e toda essa alimentação foi destinada a escolas, instituições, igrejas, ao CRAS e para as pessoas de baixa renda.

A Jutaí Coop trabalhou o PAA em dois municípios e esse ano, irão chegar até Santo Antônio do Içá.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Sistema OCB/Sescoop/AM

Foto: Divulgação