Cooperativismo Amazonense presta contas e elege novos dirigentes

ago 2017

Na manhã da última sexta-feira, 07, na sede do Sistema OCB/AM, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas. O evento lotou o auditório da casa, com a presença de dezenas de dirigentes de cooperativas que foram recebidos pelo presidente da OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior e pelo superintendente nacional do Sistema OCB, Renato Nobile.

Antes do início da assembléia, Nobile apresentou um relatório com as principais ações de representação institucional, programas e projetos desenvolvidos e realizados em todo o Brasil pelo Sistema OCB.  O superintendente nacional aproveitou para reforçar o compromisso da organização com as demandas das cooperativas brasileiras, destacando a importância das unidades estaduais no papel de coletar essas demandas e propostas para a defesa dos interesses das cooperativas. Também parabenizou a unidade do Amazonas pela atuação e pela grande credibilidade conquistada junto às cooperativas e junto à sociedade, em razão do intenso trabalho realizado nos últimos anos.

A assembléia foi aberta com a leitura do edital, cuja ordem do dia era o relatório de gestão, destinação dos resultados do exercício, assim como fixação de ajuda de custo para os dirigentes. Também estava na pauta a eleição para os Conselhos de Administração, Fiscal e de Ética.

O presidente Petrucio Magalhães Júnior iniciou os trabalhos da Assembléia apresentando um relatório com as principais ações realizadas ao longo do exercício 2016, e também repassou acontecimentos e conquistas marcantes ao longo de 8 anos de mandato. Muito aplaudido, agradeceu o reconhecimento e principalmente o apoio e confiança de todos os conselheiros e dirigentes, assim como a determinação e profissionalismo da equipe de colaboradores do Sistema OCB/AM. A eleição foi coordenada por uma junta eleitoral escolhida pelos dirigentes votantes, presentes na assembléia. Foi eleita a única chapa inscrita com a maioria absoluta dos votos, cuja composição está no final dessa matéria.

O Conselho de Administração eleito realizou, durante a assembléia, sua primeira Reunião Ordinária, quando indicou e propôs o nome do Dr. José Merched Chaar para exercer o cargo de presidente executivo  do Sistema OCB/AM no mandato que se inicia, recebendo aprovação unânime da Assembléia Geral. Ao ser empossado, Chaar, que já presidiu a OCB/AM por dois mandatos, destacou a satisfação de estar novamente no comando da Casa do Cooperativismo do Amazonas, ressaltando o grande legado que Petrucio Magalhães Júnior deixa após 8 anos de mandato, em que atuou de forma incansável na defesa e na busca de resultados para as cooperativas do estado. Ele fez questão de manifestar seu compromisso de dar sequência aos projetos, programas e ações em andamento, e conclamou as cooperativas a participarem ativamente do Sistema OCB, num processo de construção coletiva e participativa, que é a característica principal do cooperativismo.

Ao final da assembléia, o superintendente da OCB/AM, Adriano Fassini, convidou o novo presidente para entregar uma placa de homenagem e reconhecimento pela relevante contribuição ao desenvolvimento do cooperativismo e do estado do Amazonas, ao presidente Petrucio Magalhães Júnior, que num discurso breve e emocionado, agradeceu a todos, se colocou à disposição para continuar contribuindo para o cooperativismo, e desejou sucesso para a nova gestão que se inicia.

Composição dos Conselhos eleitos na Assembléia:

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Titulares

Augusto Feliciano Castilho – SICOOB Manaus;

Daniele Reis Magalhães – UNIODONTO Manaus;

Marcelo Pinto Neder – Cooperativa dos Taxistas GOLFINHO;

Valter Perin – COOPEMA de Manicoré;

Walderizia Carvalho do Nascimento – FECOOTRAM;

 

Suplentes

Maria Celestes Melo da Silva- UNICREF;

Maria das Graças Silva Barradas – Cooperativa NOVO HORIZONTE de Rio Preto da Eva;

 

CONSELHO FISCAL

Titulares  

Maria Elizabeth Alves de Castro – SICOOB Manaus;

Antônia Eliana Oliveira COOPFAMMA Manacapuru;

Antônio Carlos de Oliveira – AGROFRUT de Urucará;

 

Suplentes

Veridiana Nogueira Café Ledesma – COOAPMAR de Manacapuru;

Claudionor Sequeira da Costa – COPASA;

Terezinha Socorro Lira Ribeiro – COPAMART;

 

CONSELHO DE ÉTICA

Titulares

Ana Cristina Bahia Matsui – COOPSEBRAM;

Edmilsom de Almeida Silva – Cooperativa dos Taxistas GOLFINHO;

Shirlley Chagas Soares – UNIMEV;

Suplente

Manoel Braga Paes – AGROFRUT de Urucará.

Adriano Fassini – Sescoop/AM