• Home
  • Destaques - Notícias
  • Pesquisadores alemães fazem visita à Cooperativa produtora de fibras de juta e malva em Manacapuru

Pesquisadores alemães fazem visita à Cooperativa produtora de fibras de juta e malva em Manacapuru

Segunda-feira, 22 de Maio de 2017 – 16:00 p.m.

Visita Coomapem

Um grupo de pesquisadores do Ministério da Agricultura na Alemanha visitou a sede da Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru – Coomapem, no último dia 17 de Maio, com o intuito de conhecer os trabalhos desenvolvidos pela cooperativa, para possíveis parcerias e investimentos em projetos voltado para a agricultura familiar.

Além de obterem informações sobre o Projeto de expansão do guaraná no Amazonas, que iniciou o plantio no primeiro trimestre deste ano no município por intermédio de pesquisadores da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, conheceram também de perto o árduo processo da fibra nas comunidades ribeirinhas, o qual esteve envolvido com colaboradores do Sistema OCB/AM, Prefeitura Municipal e IDAM.

Para a presidente da Coomapem, Eliana Medeiro do Carmo, a visita dos pesquisadores teve seu objetivo alcançado e avaliou com muito otimismo, em especial voltado para a fibra de juta e malva, uma vez que ese setor passa por sérios problemas da produção.

“Nós produtores de fibras, precisamos juntar forças para restabelecer a potência que esse produto já foi em nosso Estado. E a Coomapem como representante desses produtores tem buscado alternativas como parcerias e união do setor, chamando também a atenção dos governantes, sobre o que essa cultura representa para milhares de famílias ribeirinhas”, destacou a presidente.

Abaixo nomes da Delegação Alemã e Representantes de Instituições que participaram da visita:

Delegação Alemã– Clemens Neumann – Secretário de Bioeconomia Sustentável; Dr. Tilman Schachsiek – Departamento de Bioeconimia; Dr. Aljoscha Reqardardt – Departamento de Política Internacional de Floresta; Angelina Balz – Departamento Responsável por América;

Representantes de Instituições – Professor George Backhaus – NKI; Dr. Andreas Schutte FNR; Patrick Dinkhuljsen da Silva – Interprete do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha; Martin Nissen – conselheiro para Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha.

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação – Sistema OCB/Sescoop/AM