Torneio de Integração reúne centenas de atletas de cooperativas do Amazonas

IMG_6343

Nos dias 01 e 02 de julho, o Sistema OCB/AM realizou o VI Torneio de Integração do Cooperativismo Amazonense na Vila Olímpica de Manaus. Participaram das competições aproximadamente 1.100 pessoas entre atletas e torcedores de cooperativas vindas de vários municípios do estado e também da capital.

O superintendente do Sistema OCB/AM, Adriano Trentin Fassini, deu inicio ao VI Torneio de Integração do Cooperativismo Amazonense, convidando o presidente José Merched Chaar, para dar as boas-vindas aos participantes. Em seguida convidou um atleta da Uniodonto Manaus, para fazer o juramento do atleta e também um atleta da Agrofrut de Urucará para acender a pira olímpica, declarando iniciadas as competições.

Merched destacou e agradeceu a participação de todas as delegações, reconhecendo o esforço e participação ativa das cooperativas vindas do interior. Falou também da mudança de local para a realização do torneio, que por cinco edições foi realizado no Sesi Clube do Trabalhador e nesse ano acontece na Vila Olímpica, com o intuito de otimizar custos e oportunizar maior participação. “Esse evento é um grande momento de integração, cooperação e solidariedade. Sejam bem-vindos e aproveitem essa ação que preparamos com muito carinho”, ponderou.

Fassini disse que o evento é sempre muito esperado pelas cooperativas. Segundo o superintendente, o projeto teve inicio em 2011 com 500 participantes, e já no ano seguinte mais de 1000 pessoas participaram, número que vem se mantendo com pequenas oscilações. “O evento é voltado para as famílias dos cooperativistas amazonenses e tem como foco a integração e a ampliação da visão de todos sobre a importância do cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico”, afirmou o superintendente.

A presidente da Coomapem, Eliana Medeiro, destacou seu orgulho em estar participando de mais uma edição do evento: “É motivo de alegria, pois é uma superação estarmos aqui novamente, apesar de todos os problemas que nossa cooperativa vem enfrentando, trazendo nossos cooperados, familiares,  integração que é bastante importante para o Cooperativismo”, frisou Eliana.

A presidente da Cooperjuta, Verônica Mesquita, cooperativa que compareceu com a maior delegação no torneio, avaliou o evento como uma atividade positiva para a integração dos cooperativistas de todos os ramos econômicos no Estado. “Esse torneio sempre é muito aguardado pelos nossos cooperados e familiares e faz parte do nosso calendário de atividades” afirmou.

Já o presidente da Cooperativa Golfinho e conselheiro do Sistema OCB/AM, Marcelo Neder, que participou de todas as edições ressaltou a importância do evento: “É um momento de integração social entre as cooperativas de todos os ramos. É importante pra que a gente conheça uns aos outros,. A equipe da OCB/AM e toda a sua diretoria estão de parabéns pela realização desse grande evento”, destacou Neder.

Participantes – As cooperativas que participaram do VI torneio são: Ramo Crédito: Sicoob Manaus, Coopsebram e Coopcresp. – Ramo Agropecuário, Agrofrut, Coomprab, Ascope, Coomapem, Cooperjuta e Coopfamma; – Ramo Saúde: Uniodonto Manaus e  Unimed Manaus. – Ramo Transporte: Cooptralog, Golfinho, Fecootram, Cvtram, Cootdam e Solinegro; Ramo Consumo: Cotam; – Ramo Turismo: Solinegro e Ramo Trabalho: Cooprozevam.

Modalidades – As equipes disputaram as modalidades de futsal masculino e feminino, vôlei de praia masculino e feminino, tênis de mesa masculino e feminino, queimada feminina, dominó e atletismo.

Texto: Adriano Fassini

Entrevistas: Etelvina Souza e Aline Silva.