Taxistas são homenageados na Câmara por ‘Dia do Motorista’

IMG_7533

Na data em que se comemora o dia do motorista/taxista, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou uma homenagem a estes profissionais na cidade, uma propositura do vereador Bessa (PHS). A sessão foi realizada, nesta terça-feira (25), no plenário Adriano Jorge e contou com a presença de diversas autoridades locais, além dos motoristas.

Bessa exaltou a categoria de taxistas que contribui com a mobilidade urbana de Manaus. “É uma profissão que exige muito do profissional que às vezes trabalha até 15 horas por dia pra tirar uma renda, mas todas as outras categorias precisam ser valorizadas, os motoristas urbanos, os escolares, os da agricultura, essa homenagem na verdade é uma forma de mostrar para as pessoas o quanto estes profissionais precisam ser valorizados”.

Na sessão foram distribuídos quatro diplomas para taxistas que contribuíram com a atividade em Manaus e uma placa de reconhecimento a Mário Felippe Morais que exerce a profissão há quase 40 anos, o mais antigo da categoria.

Aos 89 anos ele garante que pretende permanecer em atividade enquanto puder. “Eu pretendo continuar dirigindo até onde Deus permitir, sou operado da vista, enxergo bem e tenho uma excelente avaliação dos meus clientes, o que me dá forças para continuar”, ressaltou o taxista que trabalha no Aeroporto Eduardo Gomes na cooperativa COOPERTAXI.

Dia do Motorista

O Dia do Motorista é comemorado no Dia de São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil.

Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”. De acordo com a lenda, São Cristóvão queria servir o rei mais poderoso da Terra e decidiu venerar o Diabo. No entanto, durante uma viagem, conheceu um ermitão que mostrou ser Jesus Cristo o “Rei dos Reis” e a entidade com mais poder no Universo.

Cristóvão abandonou a vida de luxos e maldades para seguir a “Palavra de Cristo”. Trabalhou durante muito tempo transportando pessoas nas costas para que pudessem atravessar um rio. Certa vez, segundo a lenda, Cristóvão colocou um menino nas costas e a cada passo que dava o seu peso ia aumentando. Cristóvão disse: “Parece que estou carregando o mundo nas costas”, então o menino respondeu: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.

Assim, passou a ser conhecido como o protetor e padroeiro dos viajantes e motoristas.

O Decreto nº 63.461, de 21 de outubro de 1968, oficializa o dia 25 de julho como o “Dia do Motorista” no Brasil.

Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM

Foto: Assessoria de Comunicação – Sistema OCB/AM