Encontro do “Programa de Alinhamento Estratégico do Setor Agropecuário”

IMG_8248

O Sistema OCB/AM reuniu-se com presidentes e dirigentes de cooperativas do setor primário no auditório do Hotel Da Vinci, na última sexta-feira, para dar continuidade ao “Programa de Alinhamento Estratégico do Ramo Agropecuário”. O principal objetivo da reunião foi definir e planejar estratégias que resultem na implantação de uma Central de Cooperativas Agropecuárias no Amazonas (CCAA).

Treze cooperativas do ramo agropecuário estiveram presentes e foram aprovados nomes de 07 dirigentes para compor a Comissão de Instalação da referida Central. Os dirigentes aprovados para compor esta comissão foram: Adriano Cruz (UNIMEV); Antônio Carlos (AGROFRUT); Luiz Matos de Oliveira (NOVO HORIZONTE); Núbia Neves dos Santos (COOPFAMMA); Ozeias Martins da Silva (CPU – UATUMÃ); Veridiana Nogueira Café (COAPMAR) e a Verônica Mesquita da Silva (COOPERJUTA). As principais responsabilidades da Comissão são:
1. Selecionar a alternativa mais adequada para sede da Central;
2. Receber documentação formal das cooperativas interessadas em participar no processo de formação da Central;
3. Selecionar quais cooperativas participarão de fato como filiadas da Central;
4. Propor um estatuto e organograma funcional para análise e aprovação em Assembleia;
5. Revisar o Plano de Negócio elaborado anteriormente, adequando-o à nova situação definida em Assembleia;
6. Propor data, horário, e selecionar um representante para conduzir a Assembleia Geral de instalação da Central.

Foram marcadas oficinas nas datas 08 e 09 de outubro para ajustes do Plano de Negócio, definição do Estatuto a ser aprovado em Assembleia, e entrega de documentação das cooperativas interessadas.

Oportunamente, o Coordenador do Projeto Força no Esporte da Região Norte, Coronel Brito, representando o Comando Militar da Amazônia – CMA, ministrou uma palestra mostrando a necessidade de aquisição de alimentos da Agricultura Familiar por parte de organizações filiadas ao Exército Brasileiro. Todos os dirigentes de cooperativas foram convidados a participar de uma reunião que ocorrerá dia 12 de setembro em local e horário a serem definidos. Esta reunião precederá a publicação do Edital das Compras de Alimentos da Agricultura Familiar do Exército Brasileiro na Amazônia.

Ao final do evento, os participantes visitaram a I Feira de Agronegócio da Universidade Nilton Lins, cujo objetivo foi promover desenvolvimento do agronegócio.