• Home
  • Destaques - Notícias
  • Simpósio de Compras da Agricultura Familiar aproxima cooperativas do governo federal

Simpósio de Compras da Agricultura Familiar aproxima cooperativas do governo federal

^B6FF487ADBA98872136692AD3516E91587BE7D2674DD38D4A1^pimgpsh_fullsize_distr

Desde 2015, os órgãos públicos federais devem adquirir, pelo menos 30% de suas compras alimentícias diretamente da agricultura familiar e cooperativas.

A informação é do diretor do Departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), José Paulo de Almeida. O MDS, junto a outros órgãos federais e estaduais, participou nesta segunda-feira (2), em Manacapuru, do I Simpósio de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar.

Organizado pelo MDS com apoio da Prefeitura de Manacapuru, por meio da Secretaria de Produção Rural do Município (Sepror), e a Organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas (OCB-AM), o evento teve como objetivo aproximar os produtores rurais, organizados por meio de cooperativas e associações, dos setores de compras institucionais dos órgãos federais.

Também participaram do simpósio, além dos produtores da agricultura familiar, representantes das Forças Armadas, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (ADS), da Secretaria Especial da Agricultura Familiar do Estado do Amazonas (SEAD) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA).

“Em 2016, as cooperativas e associações da agricultura familiar no Brasil venderam cerca de 61 milhões de reais para esses órgãos. Em 2017, nossa meta é que venda 260 milhões, mas o potencial de compras desses órgãos é de mais de dois bilhões de reais por ano, 211 milhões só no Amazonas”, disse o representante do MDS, que informou que o Ministério agora possui um site onde os produtores podem ver a relação de compras dos órgãos federais a fim de se cadastrar para vender para esses órgãos (http://mds.gov.br/compra-da-agricultura-familiar).

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), também destacou a importância do evento nos sentido de prover informações e contatos aos agricultores familiares de demonstrar de que maneira estes produtores podem garantir a compra até aumentar sua produção por intermédio dos órgãos federais.

“Este simpósio é uma iniciativa extremamente oportuna e louvável por que afinal de contas nós sabemos o quão difícil é para o produtor é enfrentar todo o processo produtivo nas condições do Amazonas e, muitas vezes, por falta de opção, não vende seu produto num preço adequado e fica na mão de um intermediário, de um atravessador”, declarou Muni.

Após o evento, os participantes fizeram uma visita à Feira dos Produtores da Agricultura Familiar, no Parque do Ingá, no Centro de Manacapuru.

TEXTO E FOTO: Cooperativa de Comunicação do Amazonas (COOPCOM)