• Home
  • Notícias
  • Sistema OCB-Sescooop/AM confere ‘Prêmio Ronaldo Scucato’ a cooperativas de destaque do Dia C

Sistema OCB-Sescooop/AM confere ‘Prêmio Ronaldo Scucato’ a cooperativas de destaque do Dia C

IMG_1575Valorização, cooperação e agradecimento foram as palavras que representaram a 1ª edicão do Prêmio Ronaldo Scucato, inicativa do Sistema OCB-Sescoop/AM, que agraciou, na última quinta-feira, 14 de dezembro, no Salão Bossa Nova, na Arena da Amazônia, três cooperativas de destaque em ações no Dia C, Dia de Cooperar.

O nome que dá ao prêmio, Ronaldo Scucato, é o do decano do cooperativismo, referência no País quando se trata de cooperativismo. modelo socioeconômico, capaz de aliar desenvolvimento sustentável e bem-estar social. Scucato continua na ativa e dedica sua vida ao sistema há mais de 62 anos, sua história iniciou em Minas Gerais e eclodiu por todo o Brasil. Por iniciativa dele, o Dia C foi criado em 2009. Em Manaus, Scucato foi representado pelo conselheiro da Organização das Cooperativas, Geraldo Magela, a quem foi entregue uma placa com dizeres de agradecimento e respeito.

“Cremos que esta é uma justa homenagem a quem dedica, há mais de seis décadas, toda uma trajetória de vida para promover o modelo cooperativista em Minas Gerais e no restante do País”, disse Chaar, referindo-se a Ronaldo Scucato.

A solenidade foi prestigiada pelos membros da Frente Parlamentar do Cooperativismo, deputados Luiz Castro, Adjuto Afonso, Wanderley Dallas, representantes da Sepror, Almir Carvalhal, Sepa/Sepror, Ana Cristina Leite e o presidente da Frencoop da Câmara Municipal de Urucará, vereador Mateus Garcia, além do secretário estadual do Trabalho, Dallas Filho.

O conselheiro do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, leu uma carta de seu líder aos presentes. “Fiquei muito feliz ao saber que uma importante premiação leva o meu nome. De fato, o cooperativismo transformou a minha vida para muito melhor. O Dia C nasceu do nosso desejo de evidenciar todas as atividades e valores sociais que as cooperativas praticam no dia a dia desde que a filosofia cooperativista foi criada. Para o nosso orgulho, quando do nosso estímulo, o segmento respondeu prontamente e tornou a iniciativa no maior programa de voluntariado do cooperativismo do Brasil. Fomos tema do discurso do nosso presidente na Malásia, durante Conferência na Organização das Nações Unidas”, disse, em tom de satisfação.

Para encerrar sua carta, Scucato afirmou a certeza de que quem está no cooperativismo segue o caminho certo. “Somos parte da história daqueles que se esforçam e se unem para contribuir no fortalecimento desse segmento perante a sociedade. Vamos ajudar a mudar a história desse País, que tanto carece de bons exemplos como os muito apresentados pelo cooperativismo”, conclamou.

Laureados – A primeira entrega de premiação em reconhecimento à participação das cooperativas foi feita à Cooperativa Mista de Produtores do Ramal do Banco (Comprab), representada pelo presidente Francisco Arruda, seguido pela Cooperativa de Fruticultura dos Agricultores do Município de Manacapuru (Coopfamma), representado por Eliana Praia e a Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais da AM 010 (Coopram), representada pela presidente por Maria Luciana Amorim. Os troféus em reconhecimento também foram entregues à Cooperativa de Trabalho de Zeladores do Estado do Amazonas (Cooprosevam), representado por Cosme Roque Diniz, à Federação das Cooperativas de Transportes do Estado do Amazonas (Fecootram), representada pela presidente Walderízia Carvalho Melo, à Unimed Manaus, representada por Francisco Jeová, a Cooperativa de Trabalho Médico Veterinário (Unimev), representado pelo presidente Shirlley Soares, Cooperativa de Transporte do Amazonas (Cootdam), representado por Adelbert Auzier.

As honrarias mais importantes da noite foram entregues aos presidentes da Uniodonto Manaus Cooperativa Odontológica, Danielle Magalhães, ao presidente da Solinegro Cooperativa de Turismo Ambiental com Base Comunitária da Amazônia, Julio Cesar e à presidente da Cooperativa de Trabalho de Artesanato Amazonense (Copamart), Terezinha Lira. Juntas, elas beneficiaram cerca de 26 mil pessoas. Enquanto a Uniodonto promoveu atendimentos gratuitos em comunidades carentes, a Solinegro promoveu uma campanha de conscientização e limpeza de lixo despejado na orla do Ceasa, no entorno do Encontro das Águas, um dos principais cartões-postais da cidade. Já a Copamart trabalhou em oficinas que buscaram qualificar pessoas de baixa renda na feição de artesanatos em feltro, artesanatos feitos com sementes e até criação de bolsas e lixeiras fabricadas a partir de restos de banners. A Copamart foi premiada porque conseguiu arregimentar um maior número de parceiros que se voluntariaram.

O primeiro a receber o troféu foi o presidente da Solinegro, Júlio Cezar. “Agradecemos o reconhecimento por um trabalho feito com muito empenho e dedicação. Este não é só um prêmio, é uma conquista e representa um objetivo alcançado. O projeto gincana ambiental, que é nossa contribuição para o Dia C, teve início no ano de 2009, na Comunidade Vila da Felicidade, de onde tiramos toneladas de lixo. A partir daí, ampliamos a ação, trabalhando em uma campanha de conscientização e até promovendo curso de fabricação de sabão por meio de óleo de cozinha descartado. Hoje, colhemos os resultados. Agradeço a todos”, finalizou.

A segunda a receber o troféu foi a presidente da Cooperativa Amazonense de Artesanato (Copamart), Terezinha Ribeiro Lira. “É uma honra trabalhar com o cooperativismo no Amazonas. Mais do que isso, ter esse trabalho reconhecido.  Trabalhamos com matérias-primas regionais e a necessidade de escoar nossa produção nos levou um grupo de artesãos da Feira da Eduardo Ribeiro a se unir e levar nossa arte para espaços de exposição locais, nacionais e internacionais. Do Dia C,  participamos desde o ano de 2014, oferecendo oficinas de artesanato, possibilitando renda e dignidade à população e sem custo para o cooperativa, ou seja, temos ao nosso lado, aqueles que querem de verdade, ser agentes de mudança na nossa sociedade”, frisou a premiada.

A presidente da Uniodonto Manaus, Daniele Magalhães, recebeu o prêmio e se pronunciou afirmando que quem doa seu tempo para quem tem menos, é quem ganha mais. “Em nome dos mais de 250 cooperados, 50 colaboradores e 100.000 beneficiários que a Uniodonto Manaus tem, nós agradecemos. Nós somos uma das seis maiores cooperativas odontológicas do País e há mais de cinco anos participamos do Dia C, com nossa Unidade Móvel. Já promovemos mais de 1.000 atendimentos. Para nós, é muito mais prazeroso participar, ajudando a quem precisa, do que certamente, quem é ajudado”, garantiu.

A superintendente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Cláudia Sampaio Inácio, encerrou a cerimônia de Premiação do Dia C, Dia de Cooperar, convocando as demais cooperativas associadas ao sistema para, no próximo ano, dar sua parcela de contribuição nessa grande mobilização social. “Temos 126 cooperativas que integram o Sistema, mas apenas 13 participaram de forma ativa. Sugerimos àquelas, que tiverem interesse em se unir a nós, que nos procure para conhecer um portfólio de ações que podem ser realizadas na sua comunidade, sem custo financeiro. Existe uma população no Amazonas que precisa do nosso apoio. Atitudes simples movem o mundo”, finalizou.

Laureados: Solinegro, Copamart e Uniodonto Manaus

Laureados: Solinegro, Copamart e Uniodonto Manaus