• Home
  • Notícias
  • Constituição da primeira Central de Cooperativas Agropecuárias do Amazonas

Constituição da primeira Central de Cooperativas Agropecuárias do Amazonas

IMG_1212.JPG

A Assembleia Geral de Constituição da Central Agropecuária do Amazonas – CENTRALCOOP foi realizada na última quinta-feira, dia 25 de janeiro de 2018, na sede do Sistema OCB/AM, e participaram da constituição as cooperativas: Novo Horizonte, Coapmar, Cooperjuta da Amazônia, Coopfamma, Copasa, Coomprab, Coomapem, Agrofrut e Cpu Uatumã. Na oportunidade aconteceu a posse dos membros do Conselho Administrativo que terão mandato até a Assembleia Geral Ordinária de 2022, e dos membros do Conselho Fiscal com mandato até a Assembleia Geral Ordinária de 2019. O Presidente eleito, Sr. Francisco Arruda, franqueou a palavra às autoridades presentes, solicitando apoio na execução das atividades da Central.

O Presidente do Sistema OCB/AM, Dr. José Merched Chaar, informou que “o Programa de Alinhamento Estratégico do Ramo Agropecuário foi elaborado para apoiar a constituição da Central, que tem o objetivo de aumentar a produção, o faturamento e a rentabilidade das cooperativas agropecuárias, através da agregação de valor, da diminuição de custos com logística e aquisição de insumos e equipamentos, além da padronização dos processos administrativos e contábeis. No início do Programa estavam participando 16 (dezesseis) cooperativas, porém somente 9 (nove) permaneceram e estão no processo de constituição da Central, e com o foco de desenvolver o cooperativismo no Estado, continuaremos apoiando a Central, a previsão é que sejam realizadas visitas bimestrais de acompanhamento e apoio a gestão e a governança”.

O evento contou com a presença de vários representantes do Setor Primário no Estado, que discursaram colocando-se a disposição para apoiar as atividades da Central, dentre eles, representando a Secretaria de Estado da Produção Rural – SEPROR, o Sr. Almir Carvalhal, o representante do Ministério da Agricultura Superintendência Federal de Agricultura – SFA/AM, Cândido Luiz de Oliveira, o Chefe Adjunto de Pesquisa de Desenvolvimento da Embrapa Amazônia Ocidental, Roberval Monteiro Bezerra de Lima, o Presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo Estadual, Deputado Luiz Castro de Andrade Neto, o Presidente da Federação da Agricultura do Amazonas – FAEA, Sr. Muni Lourenço Silva Júnior, o Diretor Presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas – ADAF, Sr. Sérgio Rocha Muniz, o Subsecretário Municipal de Produção, Abastecimento e Politicas Fundiárias de Itacoatiara, Sr. Valcir Jorge de Carvalho, e o Especialista na gestão da informação ao Agronegócio,  Thomaz Antônio Perez da Silva.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB/AM.