• Home
  • Destaques
  • Cooperativismo do Amazonas ganha destaque na Aleam e cooperativistas recebem homenagens

Cooperativismo do Amazonas ganha destaque na Aleam e cooperativistas recebem homenagens

Parlamento estadual homenageia cooperativistas amazonense (Foto: Priscilla Torres/Coopcom

Cooperativistas, parlamentares e representantes de instituições na Aleam (Foto: Priscilla Torres/Coopcom

O Dia Internacional do Cooperativismo, que é celebrado amanhã, dia 4 de julho, ganhou destaque nesta sexta-feira, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), com a realização de uma sessão especial em que foram homenageadas cooperativas destacadas na promoção do bem-estar social pela geração de emprego e renda. A homenagem também se estendeu as comemorações dos 42 de atividades do Sistema OCB no Amazonas. O evento contou com a parceria do Sistema OCB/Sescoop-AM, presidida por Petrucio Magalhães Júnior, e Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo no Amazonas (Frencoop).

Na abertura da sessão o deputado Luiz Castro, presidente da Frencioop-AM, disse que o País enfrenta uma grave crise econômica e política, mas afirmou que o Brasil é maior do que a corrupção que enfrenta, porque existem trabalhadores que produzem riqueza. “E o cooperativismo é um exemplo de que o trabalho sério e ético promove a qualidade de vida das pessoas”, destacou.

A atuação das cooperativas, segundo o deputado, comprova que o sistema cooperativista é capaz de vencer as dificuldades, com inteligência, criatividade e compartilhando trabalho e as “sobras”, mesmo em momento de crise. “É esse espírito de coletividade, de divisão da responsabilidade pelo empreendimento que garante o avanço do cooperativismo no Amazonas”, completou.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), Mário Viana, parabenizou o trabalho realizado pela Frencoop-AM e o Sistema OCB/Sescoop-AM, no apoio ao cooperativismo. Ele manifestou preocupação, no entanto, com o anúncio de corte nos recursos da área de saúde, que podem afetar as cooperativas médicas.

De acordo com Mario Viana, são mais de 2.500 médicos atuando nas cooperativas e a redução dos gastos na saúde prejudicará o atendimento à população, principalmente com a demissão de trabalhadores do Distrito Industrial, que elevará o número de usuários da saúde pública.

“Peço ao Governo do Estado para que os ajustes financeiros não resultem em cortes na saúde, serviço essencial para a população, e também defendo a implementação da carreira médica no Amazonas” argumentou o presidente.

Em seu pronunciamento, o presidente Petrucio Magalhães Júnior agradeceu a todos que prestigiaram a sessão especial, e acrescentou que o cooperativismo consegue unir pessoas, onde “você participa e todos crescem”. Petrucio disse ainda que é impressionante a força e a união das pessoas que estão envolvidas com o cooperativismo no Amazonas.

O presidente também agradeceu o apoio dos parlamentos estadual e municipal, presididos pelo deputado Luiz Castro e o vereador Elias Emanoel dizendo: “Se nós resgatarmos um pouco da história do cooperativismo no Amazonas há uns quinze anos, vamos perceber que pouco se falava desse segmento nos parlamentos, mas, depois de um trabalho persistente, conseguimos mudar radicalmente esta história”, lembrou Petrucio.

O presidente também falou do empenho e da dedicação da equipe de colaboradores do Sistema OCB/Sescoop-AM, liderada pelo superintendente Adriano Trentin Fassini, que, segundo ele, mesmo sendo pequena, consegue promover de forma determinada todas as ações do cooperativismo amazonense com sucesso.

 

“O movimento cooperativista hoje participa da economia do Estado, mais que promove a justiça social, nós que estamos ligados a cooperativas temos o compromisso preservar os valores da comunidade”.

Homenageados – Durante a sessão foram homenageadas a Cooperativa dos Motoristas de Táxi do Aeroporto Eduardo Gomes (Coopertaxi),  Sicoob Manaus, a Cooperativa dos Anestesiologistas do Amazonas (Coopanest) e a Cooperativa de Crédito de Economia Solidária de Codajás (Coodcred).

Participaram da mesa que dirigiu a sessão, o deputado Adjuto Afonso, Thomás Meireles (Conab), Taciani  Mendonça (Sebrae), Merched Chaar (Fecoop Norte), vereador Elias Emanuel (Frencoop Municipal), Marcos Pinheiro (Faea), Luiz Orestes (Sicoob) e Orisvaldo Neves (ADS).

Texto: Assessoria do deputado Luiz Castro e assessoria do Sistema OCB/Sescoop-AM

Fontes: Aleam e Sistema OCB/Sescoop-AM