• Home
  • Notícias
  • Sistema OCB/Sescoop-AM entrega Mérito Cooperativista Dr. Petrucio Pereira de Magalhães

Sistema OCB/Sescoop-AM entrega Mérito Cooperativista Dr. Petrucio Pereira de Magalhães

O Encontro Estadual do Cooperativismo teve uma grande participação de cooperativistas

O Encontro Estadual do Cooperativismo teve uma grande participação de cooperativistas

O Sistema OCB/Sescoop-AM reuniu nesta quinta feira, 2 de julho mais de 200 pessoas para participar do Encontro Estadual do Cooperativista e fazer a entregar do Mérito Dr. Petrucio Pereira de Magalhães, maior honraria do cooperativismo do Amazonas. O evento aconteceu no salão de festa do Clube do Trabalhador/Sesi – Serviço Social da Indústria e contou com a participação de cooperativistas de vários ramos econômicos, secretário de estado, parlamentares e representantes de instituições ligadas ao setor primário amazonense.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM fez a abertura do encontro agradecendo a presença do Secretário de Produção Rural do Amazonas e representante do governador José Melo, deputado Sidney Leite, do representante do prefeito Arthur Neto, José Augusto Cordeiro Ramos, do presidente e vice da Frente Parlamentar do Cooperativismo do Amazonas, deputados Luiz Castro e Adjuto Afonso, dos demais parlamentares, cooperativistas e dos representantes de instituições. Petrucio também saudou os escolhidos para receber o Mérito Cooperativista 2015, Dr. Augusto Feliciano Castilho, o representante da professora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, Falil Fraxes e o destaque do cooperativismo Walderizia Carvalho Nascimento Melo.

Petrucio Magalhães falou do crescimento do cooperativismo brasileiro e pediu uma reflexão sobre agendas positivas, pois segundo ele o movimento cooperativista sempre traz propostas de construção de um mundo melhor. O presidente falou ainda do tema escolhido este ano pela Aliança Cooperativista Internacional (ACI): “Escolha cooperativismo, escolha equidade”, para Petrucio, falar em cooperativismo é falar em diversidade que é característica do movimento como multiplicidade.

“O DNA do cooperativismo está presente em inúmeros Países, e no Brasil se encontra em todo território brasileiro, reunindo homens e mulheres de idades e culturas diferentes, independente de credo, nacionalidade e condição social. Ai está a riqueza desse movimento, que hoje envolve cerca de 44 milhões de brasileiros, atuando em 13 ramos econômicos distintos. No Amazonas somos cerca de 20 mil cooperados em 10 diferentes ramos, presentes em 36 municípios, e a cada ano que passa nos tornamos mais fortes e encorajados”, argumentou o presidente.

O Secretário Sidney Leite começou o seu discurso dizendo que o governador José Melo reconhece o cooperativismo como forma de desenvolvimento social e econômico no estado. Ele também afirmou que o governo vai chegar com o crédito nos locais que os bancos não chegam, por meio do micro crédito que está a disposição do produtor rural, onde o cooperativismo atua e está sempre presente gerando emprego, renda e alimentando a população.

Sidney acrescentou que a Sepror tem conversado com o Sistema OCB/Sescoop-AM para que as duas instituições possa caminhar juntas e trabalharem com a perspectiva do fortalecimento do setor produtivo, igualdade social e econômica em busca da qualidade de vida sem qualquer distinção.

“É muito bom estar aqui no meio de trabalhadores de vários ramos, além de produtores rurais que são pessoas que acreditam na força do cooperativismo. Eu não tenho dúvida, se nos unirmos teremos condições de levar mais oportunidades e desenvolvimento para o setor produtivo do nosso Amazonas”, afirmou o secretário.

Homenageado – Os homenageados com o Mérito Cooperativista 2015 Dr. Petrucio Pereira de Magalhães foram o Dr. Augusto Feliciano Castilho, Professora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe e com destaque Walderizia Carvalho Nascimento Melo.

Dr. Castilho agradeceu ao conselho do Sistema OCB/Sescoop-AM pela generosidade da escolha do seu nome para receber o Mérito. O homenageado disse que a honraria servirá de estímulo para continuar a jornada de trabalho em defesa do cooperativismo, que para ele é uma filosofia de vida. Ele também agradeceu a sua família pela compreensão das suas ausências em muitos momentos difíceis em sua vida.

“Ser cooperativista exige dedicação e adesão plena a outros valores, demonstrados em nossos princípios fundamentais como democracia, fraternidade e humanismo. Não podemos esquecer jamais a fidelidade e continuarmos a lutar por um cooperativismo real e com justiça social, não podemos aceitar que o cooperativismo seja transformado gradualmente, seja por acomodação nossa ou pressão externa”, disse Castilho.

A professora Therezinha Fraxe, que está em viagem a Cuba para participar de conferencia sobre agricultura, foi representada pelo seu sobrinho Jalil Fraxe e a professora Josane Lima. Josana disse que a premiação é o reconhecimento do trabalho que Therezinha desenvolve há alguns anos em prol da agricultura e das comunidades rurais do Amazonas.

“Nós acreditamos que as organizações sociais da Amazônia têm uma identificação com o cooperativismo como forma de desenvolver processos de autonomia para a agricultura familiar, e por esse motivo agradecemos este reconhecimento”, declarou a professora.

Para a Walderizia Melo, destaque de liderança do movimento cooperativista 2015, é uma grande satisfação compartilhou a sua alegria em compor o ramo transporte, onde, segundo ela, opera desde 2002 no modal executivo na cidade de Manaus. Walderizia disse ainda que teve a honra de participar da segunda turma do curso de MBA em Gestão de Cooperativa oferecido pelo Sistema OCB/Sescoop-AM em parceria com a Faccat do Rio Grande do Sul, onde aprimorou ainda mais os seus conhecimentos para contribuir com o sistema de transporte onde atua.

“Reconheço que, durante o período que atuo no Sistema de Transporte Executivo é como se estivesse na minha própria casa. O cooperativismo faz parte da minha vida e vou continuar lutando para que o sistema cooperativistas se desenvolva a cada dia”, Finalizou. Walderizia

Participantes – Deputados: Dermilson Chagas, Alessandra Campello e Francisco Souza – Vereadores: Amauri Colares, Rosivaldo Cordovil – Representantes de Instituições: Thomaz Meirelles – Conab, Miberval Jucá – ADS, Luiz Octávio – ADS, Assírio Vieira Lopes Filho – Sebrae-AM, Edmar Vizolli – Idam, Edson Branco da Cruz – Banco do Brasil, Dr. Mário Vianna – Simeam, Lea Cristina Vieira e Daniel Malta Pinto – Bacen, José Merched Chaar- Fecoop Norte, Marcos Pinheiro – Faea, Néliton Marques Silva – Professor da Ufam.

Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM