• Home
  • Destaques
  • IV Torneio de Integração Cooperativista Amazonense foi realizado com sucesso em Manaus

IV Torneio de Integração Cooperativista Amazonense foi realizado com sucesso em Manaus

Cooperativistas do Amazonas competiram durante dois dias no Clube do Trabalhador (Foto) Priscilla Torres/Coopcom

Cooperativistas do Amazonas competiram durante dois dias no Sesi (Foto) Priscilla Torres/Coopcom

Aproximadamente 3 mil pessoas participaram do IV Torneio de Integração Cooperativista Amazonense realizado pelo Sistema OCB/Sescoop-AM em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e as cooperativas, que disputaram cinco modalidades esportivas. A arrecadação de alimentos não perecíveis também foi considerada uma modalidade especial dentro da competição, onde foram arrecadadas duas toneladas e meia de alimentos. O evento que aconteceu nos dias 4 e 5 de julho no Clube do Trabalhador, São José I, zona Leste de Manaus foi uma ação da Campanha de voluntariado do Dia de Cooperar e fez parte das comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo.

O evento esportivo foi considerado um sucesso, superando todas as expectativas dos organizadores, mobilizando 560 atletas cooperativistas de diversos ramos econômicos da capital e do interior do estado. O torneio começou com o desfile das delegações cooperativistas e em seguida o acendimento da tocha olímpica, que foi carregada pela atleta da Cooperativa dos Juticultores de Manacapuru (Cooperjuta), Eriane do Nascimento.

O superintendente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassini fez a abertura do evento chamando as delegações para o desfile na quadra de esporte do Clube do Trabalhador, e em seguida passou a palavra ao presidente Petrucio Magalhães Júnior que agradeceu a presença de todos os cooperativista, autoridades e convidados presentes, e deu como abertas as competições do IV Torneio de Integração Cooperativista Amazonense.

“Juntos pelo bem. Com a colaboração de todos estamos promovendo com sucesso este grandes eventos cooperativistas no Amazonas”. Com este pensamento, o presidente Petrucio Magalhães demonstrou toda a sua satisfação em realizar a Campanha do Dia de Cooperar no Amazonas e o torneio cooperativista.

Petrucio declarou ainda que um trabalho como este só se faz com união e muita dedicação, pois para ele, o que está sendo feito aqui, demonstra toda a dedicação e esforço das cooperativas filiadas ao Sistema OCB/Sescoop-AM por um dia de voluntariado como o Dia C, e também momentos de lazer dedicados aos trabalhadores cooperativistas de todo o Amazonas.

O presidente se referiu á modalidade ‘arrecadação de alimentos’ como uma atitude verdadeiramente humanitária, colocando em prática a solidariedade para ajudar pessoas que realmente necessitam. Segundo Petrucio, estas colaborações vieram das cooperativas, e também de todos os setores da sociedade que prestigiaram os eventos promovidos pelo Sistema OCB/Sescoop-AM. Em sua opinião, a ajuda chegou em ‘boa hora’, pois algumas instituições já estavam sem estoques para alimentar as pessoas.

“Quero agradecer a todos que contribuíram com a realização deste evento, principalmente a nossa ‘pequena’ equipe de colaboradores, que juntamente com os profissionais de Sesi não mediram esforços para organizar este evento tão importante para o desenvolvimento do cooperativismo amazonense, e também da economia do Estado do Amazonas”, argumentou o presidente.

Final das competições – O IV Torneio de Integração Cooperativista Amazonense chegou a final com sucesso absoluto ‘derrubando’ alguns recordes, o primeiro foi na modalidade arrecadação de alimento por cooperativa, onde a Cooperjuta do município de Manacapuru sagrou-se campeã absoluta arrecadando mais de duas toneladas de alimentos. A segunda colocada foi a Agrofrut de Urucará com 101 quilos e a terceira colocação ficou com a Cooplam de Autazes com 95 quilos.

Para a presidente, Veronica Mesquita, a meta planejada pela Cooperjuta foi alcançada, pois segundo ela, a cooperativa colocou como principal objetivo a arrecadação de alimento, por entender que o cooperativismo precisa atender as necessidades das comunidades.

“A nossa intenção foi mostrar que os cooperados da Cooperjuta são solidários com as pessoas necessitadas. Este ano trabalhamos bastante para podermos beneficiar os ribeirinhos de Manacapuru que enfrentam situações difíceis, sem ter com que contar, pois enquanto o Poder Público não consegue chegar a estas pessoas o sistema cooperativista chega mostrando que é possível beneficiar quem precisa”, disse a presidente.

Classificação final – Na modalidade dominó os campeões foram Tadeu e Russo, da Cooplam, a segunda colocação ficou com Antônio Araújo e Pedro Silva da Cotam e o terceiro lugar foi conquistado por Francisco Carlos e Alexandre da Coomapem.

Vôlei de areia – No feminino o primeiro lugar ficou com o trio Melriane, Letícia e Ellen, da Cooplam. A equipe vice-campeã foi da Solinegro com as atletas Josicleide, Nonata e Celene, e a terceira colocação ficou com Renata, Raimara e Antônia da Cooplam. No masculino os campeões foram Carlos e Gustavo da Uniodonto Manaus. O segundo lugar foi conquistado por Geovane, Judson e Jobson da Cooplam e o terceiro ficou com Jaime e Jobert da Coopiauto.

Queimada – Na modalidade queimada a campeã foi a Cooperjuta 2, na segunda colocação ficou Cooplam e terceiro Cooperjuta 1.

Futebol Society – A campeã foi Coomapem, o segundo lugar ficou com a Coopsebram e o terceiro lugar foi conquistado pela Solinegro.

Futsal Feminino – Venceu a competição em primeiro lugar a Coopsebram, em segundo ficou a Cooperjuta e na terceira colocação a Cooptrem.

Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM