• Home
  • Destaques
  • Dia de Cooperar no Amazonas foi uma grande festa do Cooperativismo

Dia de Cooperar no Amazonas foi uma grande festa do Cooperativismo

Cooperativas levaram atendimentos gratuitos para a população (Foto: Priscilla Torres/Coopcom

Cooperativas levaram atendimentos gratuitos para a população (Foto: Priscilla Torres/Coopcom

Revestiu-se de pleno êxito, superando todas as expectativas dos organizadores, a realização do Dia C (Dia de Cooperar) em Manaus-Amazonas, encerrando com chave de ouro a semana de comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo. Foi uma verdadeira festa, na avaliação do presidente do sistema OCB/Sescoop-AM, Petrúcio Magalhães Junior, que acompanhou toda a ação desde o início da manhã até o encerramento do evento no final da tarde.

O Dia de Cooperar foi realizado no dia 4 de julho por 31 Cooperativas amazonenses em parceria com o Sistema OCB/Sescoop-AM no Clube do Trabalhador/Sesi (Serviço Social da Indústria),  localizado no bairro São José I, zona Leste de Manaus. O evento teve início com a chegada do público às 8h, pelo horário local.

De acordo com os organizadores, mais de 3 mil pessoas participaram do evento. As cooperativas se empenharam no atendimento ao público oferecendo serviços como emissão de documentos – Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF e Carteira de Artesão – limpeza de pele, arrecadação de alimentos não perecíveis, corte de cabelo, manicure, educação financeira, tratamento odontológico, atendimentos médicos, distribuição de mudas de árvores frutíferas, lazer para as crianças, degustação de abacaxi e tantos outros.

A Uniodonto Manaus, por exemplo, com uma equipe comandada pela cirurgiã destista Lídice Okamoto, ofereceu e executou 50 atendimentos de profilaxia (limpeza de dentário) em sua unidade móvel que levou ao local do evento. A Unimed Manaus ofereceu serviços de teste rápido de glicemia, aferição de pressão arterial, IMC (Índice de Massa Corpórea) e orientação nutricional.

Uma das ações voluntárias que atraiu grande público no local foi o serviço de assessoria jurídica oferecido pela Federação das Cooperativas de Transporte do Amazonas (Fecootram) que prestou orientações sobre questões de divórcio, pensão alimentícia e até inventário sobre bens para questão de herança, como informou o advogado Renato Figueiras que fez o atendimento.

Outro atendimento que foi bastante concorrido pelo público foi à emissão de documentos, oferecido pela Cooperativa Amazonense dos Artesãos (Copamart), da presidente Terezinha Ribeiro Lima, que ofereceu também oficina de artesanato, corte de cabelo e limpeza facial em parceria com a marca Mary Kay.

Cooperativa dos Comerciantes da Ponta Negra (Coocpone) também se destacou no Dia C oferecendo cerca de 500 atendimentos ao público com orientação de prevenção as DSTS (Doenças Sexualmente Transmissíveis) como HIV/AIDS, Hepatites B e C, distribuição de preservativos e folhetos educativos.

O deputado Luiz Castro, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativista do Amazonas (Frencoop-AM), compareceu ao evento levando o seu apoio e ficou impressionado com a grande participação do público. Ele entende que o cooperativismo é uma alternativa importante para a economia do país.

Além do atendimento ao público, o Dia C em Manaus teve também o seu lado esportivo. Um total de 560 atletas foram inscrito e participaram das competições esportivas oferecidas pelo Sistema OCB/Sescoop-AM, nas modalidades futebol society, futsal, dominó, vôlei de areia masculino e feminino e ‘queimada’, além de momentos de lazer para os visitantes.

O presidente e o superintendente da OCB/Sscoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior e Adriano Trentin Fassini, se disseram muito felizes com a realização do Dia C em Manaus, quando um grande público chegou cedo ao Clube do Trabalhador/Sesi para receber atendimentos gratuitos.

“É muito bom quando se vê o resultado positivo de um trabalho feito com muita dedicação, por uma equipe ‘pequena’, porém muito competente e determinada como a nossa”, disse Petrucio Magalhães.

Adriano foi um dos primeiros a chegar ao local do evento e esteve atento comandando, juntamente com o presidente Petrúcio Magalhães Júnior, todas as ações oferecida pelas cooperativa no Dia C.

“Não tenho dúvida que isso aqui vai ficar lotado. Acho que umas 3 mil pessoas devem passar por aqui durante todo o Dia C. Só no IV Torneio de Integração Cooperativista Amazonense, que é uma ação da Campanha do Dia C já estamos atendendo 1.200 pessoas. O evento em Manaus já é sucesso”, afirmou o superintendente.

Texto: Manoel Marques/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM