• Home
  • Destaques
  • Superintendentes do Sistema OCB/Sescoop visitam DGRV na Alemanha

Superintendentes do Sistema OCB/Sescoop visitam DGRV na Alemanha

Adriano Fassini juntamente do os superintendentes de todo País

Adriano Fassini e Renato Nobile juntamente com o grupo de superintendentes das unidades de todo País

O superintendente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Adriano Trentin Fassini, juntamente com o grupo de superintendentes de todas as unidade do País visitaram hoje a Confederação Nacional das Cooperativas de Crédito Alemã (DGRV). O grupo está na Europa para participar de mais um módulo do Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos do movimento cooperativista brasileiro.

O objetivo da viagem é aprofundar o conhecimento a respeito do cooperativismo de países como a Itália e a Alemanha, foco da missão brasileira em solo europeu. De posse de informações estratégicas ligadas à legislação, à gestão e à operação de cooperativas, os executivos terão a chance de colocá-las em prática, assegurando o desenvolvimento do cooperativismo no Brasil e contribuindo com o dia a dia de cooperados, familiares e empregados.

A DGRV na Alemanha é equiparada à OCB (Organização das Cooperativas do Brasil). A federação agrupa todas as 5.600 cooperativas alemãs, nas áreas de agricultura, poupança e crédito, mercadorias e serviços para pequenas indústrias, instituições cooperativas, federações e associações cooperativas regionais e nacionais, assim como as empresas cooperativas especializadas. A sigla “e.V.” ao final do nome de uma empresa significa “sem fins lucrativos”.

O setor financeiro cooperativo na Alemanha é um dos mais poderosos e sólidos do mundo, graças a uma minuciosa auditoria, controles internos e a plena supervisão por parte da Superintendência Federal de Serviços Financeiros. Além da DGRV, existem na Alemanha três federações especializadas segundo a atividade de seus membros na representação dos mesmos.

Entre elas, a BVR (Associação Federal de Bancos Populares e Bancos Raiffeisen), com sede em Berlim, à qual está ligado o DZ Bank – 6º maior banco alemão com 14% do mercado financeiro do país.

Os bancos cooperativos alemães contam com mais de 16,2 milhões de sócios e 30 milhões de clientes na Alemanha – a cifra mais elevada da Europa, visto que o país possui uma população de 82 milhões de pessoas. A Alemanha tem 1.951 bancos, sendo 1.196 cooperativos (base 2009).