• Home
  • Destaques
  • Cooperativa Coamazon recebe certificação do Sistema OCB/Sescoop-AM

Cooperativa Coamazon recebe certificação do Sistema OCB/Sescoop-AM

João Batista, Petrucio Magalhães e José Merched durante a entrega de certificado

João Batista, Petrucio Magalhães e José Merched durante a certificação (Foto: Eliezer Favacho/Coopcom)

“O cooperativismo é um instrumento de negócio, e por isso precisa ser gerido de forma profissional”. Com esta certeza o presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior fez a entrega do certificado provisório à Cooperativa Mista do Agronegócio do Amazonas (Coamazon) do município de Presidente Figueiredo. Petrucio Magalhães declarou que as cooperativas precisam de gestões ‘transparentes’, e também planejar suas ações para enfrentar em nível de igualdade a concorrência do mercado. O presidente também disponibilizou aos cooperativistas a estrutura do Sistema OCB/Sescoop-AM, com cursos de capacitação, assessoria de comunicação, jurídica e contábil para auxiliar a cooperativa nesta fase de estruturação.

A cerimônia de entrega aconteceu na Casa do Cooperativismo Amazonense, localizada na Avenida Japurá, 241 – Centro. Estiveram presentes ao evento, o presidente da cooperativa, João Batista Oliveira, o conselheiro administrativo, José Nilson Henrique Gomes e o presidente da Fecoop Norte, José Merched Chaar.

Para o presidente da Coamazon, antes da regularização tudo que era planejado pelos cooperados esbarrava na legalização das atividades, e por esse motivo foi decidido pela constituição da cooperativa. João Batista disse ainda que depois da certificação os cooperados passarão a produzir em escala maior, com o objetivo de melhorar a renda, agregando valor aos seus produtos, e também eliminando a figura do atravessador, que para ele, é quem mais ganha em todo o processo produtivo.

“O agricultor isolado possui a força mínima, ele unido a outros a situação é bem diferente, e por esse motivo passamos a falar em nome do grupo, para ficarmos ainda mais fortes e termos a possibilidade de enfrentar as dificuldades que o mercado apresenta”, disse o presidente.

A cooperativa está localizada no quilometro 120 da BR 174, ramal da Comunidade Boa Esperança, quilometro 8. Atualmente conta com 28 cooperados, beneficiando indiretamente aproximadamente 400 famílias do entorno da comunidade que juntos produzem cerca de 310 toneladas de hortaliças ao mês. Toda a produção da cooperativa é direcionada para o mercado consumidor de Manaus.

Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Fontes: Sistema OCB/Sescoop-AM e Coamazon