• Home
  • Destaques
  • Sistema OCB/Sescoop-AM e Seap-AM constituem cooperativa de detentos no Compaj

Sistema OCB/Sescoop-AM e Seap-AM constituem cooperativa de detentos no Compaj

Detentos do Compaj participando dos cursos de capacitação oferecidos pelo Sistema OCB/Sescoop-AM

Detentos do Compaj participando de cursos de capacitação oferecidos pelo Sistema OCB/Sescoop-AM

Os vinte e dois participantes do Projeto “Uma Nova Chance”, que fazem parte da Cooperativa dos Detentos do Regime Semiaberto e Egresso do Sistema Penitenciário do Estado receberam capacitação oferecida pelo Sistema OCB/Sescoop-AM, com a ministração de curso básico de cooperativismo e plano de negócios participativo.

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Amazonas (Seap-AM), dentro do plano de negócios, ficou com a responsabilidade de conseguir a clientela para iniciar dos trabalhos da cooperativa nos primeiros momentos. O conselho administrativo será formado pelos internos e a diretoria executiva composta por membros da Seap-AM.

O projeto da cooperativa está direcionado a prestação de serviços de limpeza pública em Manaus e no ramo de artesanato. Durante a capacitação, ministrada pelo técnico de operações do Sistema OCB/Sescoop-AM, Jackson Medeiros Filho, foi discutido o modelo de gestão e parcerias futuras que poderão contribuir na estruturação da cooperativa.

Para Jackson Filho, a constituição da cooperativa é mais uma chance de mudança na vida dos cooperados, focado na ressocialização, pois, a maioria já pratica alguma profissão dentro do presídio, enquanto que outros permanecem ociosos, sem qualquer atividade. Segundo Jackson, a constituição da cooperativa está sendo vista com um olhar de esperança e conquista, mesmo sabendo que no inicio será difícil para a atuação dos cooperados.

“Neste momento os internos lutam para vencer o preconceito imposto na sociedade, pelos delitos cometidos, mas, com bastante trabalho, dedicação e esperança eles serão capazes de superar todas as dificuldades e avança em busca dos seus objetivos”, Finalizou Jackson Filho.

Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Fontes: Sistema OCB/Sescoop-AM e Seap-AM