OCB-AM

Histórico da OCB-AM

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas OCB/AM, foi constituída em fevereiro de 1973, mas precisamente no dia oito de fevereiro deste ano, conforme consta na Ata de Aprovação dos Estatutos da OCEAM (Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas), como era chamado na referida época.

 Muitas personalidades amazonenses contribuíram para o surgimento da OCEAM, dentre elas podemos destacar o Sr. Cariaca (Chefe do Departamento de Cooperativismo da ACAR-AMAZONAS). Como consta na Ata de aprovação dos Estatutos, foi ele quem ficou com responsabilidade de confeccionar o referido projeto de criação da OCEAM. Ele propos a discussão do estatuto social, artigo por artigo, com os demais interessados presentes à assembléia, esclareceram dúvidas e após amplos debates, o aprovaram. Mas foi o Sr. João José Fares Akel, em virtude de ter sido o escolhido para organizar a entidade durante as reuniões preparatórias que convocou a Assembléia Geral de Constituição com o objetivo de aprovar o estatuto social e eleger a primeira diretoria da OCEAM.

Há exatos 36 (trinta e seis) anos atrás nascia à instituição que iria organizar e representar política e democraticamente todas as cooperativas do Estado do Amazonas. Assim, no dia 10 de março do ano de 1973, na sede da Federação da Agricultura do Amazonas – FAEA, com a presença de dirigentes, presidentes e cooperados de cooperativas do Estado, em Assembléia Geral de Constituição, foi aprovado o estatuto e  eleita a primeira Diretoria da OCEAM.

Não podemos deixar de mencionar a participação fundamental do Dr. Eurípedes Ferreira Lins, presidente da Federação da Agricultura do Amazonas, que desde o início das discussões deu apoio às cooperativas e permitiu que a Assembléia Geral fosse realizada na sede da Federação. Além disso, foi ele que fez a abertura dos trabalhos da Assembléia.

No ano de 2000, a OCEAM passou a se chamar OCB/AM, entidade Sindical Patronal, de Direito Privado, sem finalidade econômica e lucrativa, de duração indeterminada, fundada em 07 de março de 1973, com os seguintes objetivos principais:

  • Defender o sistema cooperativista amazonense;
  • Preservar e aprimorar a identidade cooperativista;
  • Manter o registro e cadastro das sociedades cooperativas;
  • Integrar as cooperativas nos seus mais distintos ramos.